Pesquisa Científica, Tecnologia, Inovação e Cultura

Excelência acadêmica e compromisso com a sociedade são pilares da chapa 86 – UnB Somos Nós. Este contexto demanda diferenciais embasados fortemente na pesquisa, no desenvolvimento tecnológico, na inovação e cultura. A produção de conhecimento engajado na resolução dos problemas da sociedade é missão da UnB. Ações concretas de suporte à realização de pesquisa vinculada a processos de inovação são fundamentais e urgentes para recolocar a Universidade no patamar de qualidade capaz de responder à demanda da sociedade. Tais ações serão implementadas já no ensino de graduação por meio da valorização dos Programas de Iniciação Científica (PIC),  de Educação Tutorial (PET) e Empresas Juniores (EJ) de forma coordenada e integrada com a especialização, o mestrado e o doutorado. Essas iniciativas visam proporcionar diferencial intelectual e empreendedor aos profissionais formados pela Instituição que, assim, poderão responder com criatividade, espírito inovador e sustentabilidade às exigências do Estado e da sociedade em todos os campos do conhecimento científico, tecnológico, cultural e artístico.

Com o objetivo de inserir a UnB em um lugar de destaque nos cenários nacional e internacional de produção de conhecimento e cultura, as seguintes ações serão implementadas:

(1) Instituir uma Assessoria de Apoio aos Pesquisadores. Os docentes da UnB empregam muito tempo e energia na administração de projetos de pesquisa. No sentido de permitir aos pesquisadores melhores condições para dedicarem-se às atividades fins de seus projetos, criaremos, sob a coordenação de pesquisadores experientes, uma assessoria especializada, com técnicos do quadro da Universidade, que realizarão o trabalho necessário para fornecer agilidade às atividades de pesquisa.

(2) Laboratórios Multiusuários para Pesquisa. Experiências nacionais e internacionais indicam que infraestrutura de pesquisa compartilhada por múltiplos usuários remove obstáculos para o desenvolvimento projetos de pesquisa, desenvolvimento, tecnologia e inovação.  Trata-se do fortalecimento das estruturais laboratoriais multiusuárias já existentes, bem como a criação de novas estruturas adequadas com pessoal técnico especializado, assim como uma gestão eficiente para atender os pesquisadores, servidores, estudantes da UnB e às demandas da sociedade.

(3) Carteira de Projetos de Pesquisa. Estimular captação de recursos e produção de conhecimentos, tecnologias e inovações por meio da implantação de “Carteira de Projetos de Pesquisa” destinados às instituições de fomento externas. A definição desses projetos facilitará a obtenção de seu financiamento em diferentes fontes públicas e privadas. Com a garantia do financiamento e competência técnica, melhorar-se-á a qualidade da produção técnico-científica e cultural da UnB de forma integrada à formação de recursos humanos em níveis de graduação e de pós-graduação.

(4) Dobrar os recursos para pesquisa. Ampliação de parcerias estratégicas visando obtenção de financiamentos de projetos e suas gestões de forma mais eficiente por meio das Fundações de Apoio e da própria UnB.  Trabalharemos em conjunto com as diretorias da Fundação de Apoio para que a mesma atenda as demandas qualificadas da UnB de forma transparente e em acordo com os órgãos de controle. Acreditamos que as parcerias entre a UnB e outras Instituições públicas e privadas e com Fundações constituem-se em mecanismos importantes e eficientes de interação da Universidade com a sociedade.

(5) Implantação do Parque Tecnológico. Essa ação é a forma concreta de promover a transferência do conhecimento produzido na academia à sociedade. Esse Parque imprimirá maior empreendedorismo na vida acadêmica, propiciando inovação permanente nas diferentes áreas do conhecimento. Atrelada ao Parque Tecnológico, a cultura de transformar a produção do conhecimento em patentes e processos com depósito de registros nacionais e internacionais será estabelecida, trazendo ganhos significativos para a Instituição e a sociedade.

(6) Desburocratizar as atividades de produção de conhecimento. Iremos simplificar ao máximo o processo de autorização formal de projetos e seus relatórios no âmbito da UnB assim como o atendimento de editais internos.

            Vote na chapa 86 – UnB Somos Nós – e garanta a execução das metas anteriormente mencionadas e com isso a qualidade e a excelência para voltarmos a ser uma das cinco melhores Instituições do país.

Deixe um comentário